Queijo Grande do Sul

A essa hora do dia de hoje, 22 de maio de 2024, eu deveria estar aterrissando em Porto Alegre para o 3º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul.
Tive a honra de ser jurado nas duas primeiras edições e a comunidade do queijo estava em festa aguardando a sempre calorosa acolhida na Casa de Cultura Mário Quintana.
Não vai ter festa.
Mas, aquela garra que fazia o Concurso ficar de pé, com o apoio da AGL (Associação Gaúcha de Laticinistas) liderados pelas figuras gigantescas de Danilo Gomes e Bruna Bresolin continua lá.

Não tem mesas com queijos e plaquinhas, mas tem postos de arrecadação. Não tem jurados do Brasil e do exterior, mas tem voluntários e socorristas.

Pela natureza do nosso trabalho estamos muito próximos de pequenos produtores do Brasil.
Não só comercialmente. Criamos relações de cumplicidade e amizade.
A cadeia do queijo artesanal é muito complexa e delicada… nos apoiar em momentos de desânimo é parte do desafio, não chega a ser raro.
A solidariedade é parte do nosso convívio.

Enquanto os produtores gaúchos viam suas terras alagar, do lado de cá, nossa comunidade sofria junto como que se um buraco se abrisse entre nós e nossos parceiros.
Precisávamos reerguer as pontes.
Não se passou nem um dia sequer sem que começássemos a nos falar e buscar maneiras de reagir e estender a mão aos amigos gaúchos.

Juntamos nós da Comerqueijo, através de nosso vice-presidente Tiago Pascoal, com a participação da Juliana Cavalcante, com a AGL, A APQA, a Secretaria de Agricultura de São Paulo (sim, o estado de São Paulo foi muito importante), e logo estávamos conseguindo uma liberação inédita junto ao Ministério da Agricultura, que também demonstrou sensibilidade.

O resultado é uma corrente inédita que permitiu que quase 3 toneladas de queijos artesanais, todos em excelentes condições de qualidade e rastreabilidade, pudessem ser espalhados através de nossa rede de queijistas e parceiros por todo o Brasil.

Agora, precisamos de vocês.
Temos uma oportunidade de ter em nossas lojas queijos tradicionais como Serrano e Colonial e outros tantos autorais de todos os cantos do Rio grande do Sul.

Estamos aqui, na Galeria do Queijo aguardando por vocês. Venham conhecer, provar e apoiar o Queijo Grande do Sul!

Não Pude estar no avião para estar lá com meus amigos. Mas, tenha certeza que estamos juntos!

Compartilhe :

Twitter
Telegram
LinkedIn
Email
WhatsApp

Monte seu carrinho

Solicite um orçamento e obtenha um retorno direto em nosso WhatsApp!

Assine o boletim informativo da Galeria do Queijo e receba novidades em seu e-mail

Queijos de
Corpo e Alma